É MEI? Saiba da Importância de Ter um Software - Menezes Assessoria Consultoria Contábil e Tributária

É MEI? Saiba da Importância de Ter um Software

  • agosto 5, 2020

Há uma grande quantidade de empreendedores e profissionais autônomos que se tornam MEI (Microempreendedor Individual) com o objetivo de formalizar as suas atividades. Embora essa categoria guarde algumas diferenças em relação a uma empresa formalizada de outra forma é essencial que sejam mantidos alguns cuidados administrativos de gerenciamento.

Qual a importância de um software de gestão para MEI?

Para quem é MEI e está em dúvida sobre a utilização de um software de gestão listei alguns tópicos que refletem a importância dessa escolha.

1 – Gestão profissional

Independente de atuar como MEI você tem a difícil tarefa de gerir um empreendimento, o fornecimento do seu trabalho é uma ação empreendedora que demanda gestão organizada. Uma vez que existem ferramentas como softwares de gestão que permitem não perder nenhum dado e delinear estratégias mais assertivas por que não se valer desse recurso?

A gestão que utiliza um sistema informatizado se mostra mais assertiva em diferentes âmbitos. Informações como as financeiras são geridas com maior precisão, não se pode confiar apenas em anotações e na sua cabeça. Ter como acessar dados importantes e encontrar respostas é essencial para ter uma atuação profissional mais dinâmica e dentro de um padrão de qualidade.

2 – Mais tempo para pensar em estratégias

Um sistema informatizado de gestão permite que o MEI tenha mais tempo livre para pensar em estratégias para ampliar a sua participação em seu segmento. É uma maneira de não perder tempo com questões que talvez não componham seu escopo de conhecimento e poder se dedicar a atividades mais criativas. Não se deixe enganar pensando que poucas atividades econômicas não demandam bastante trabalho gerencial.

Quantas vezes o gerenciamento do contas a pagar e receber teve problemas? Não tem como manter tudo em seu lugar se não há um trabalho de gerenciamento eficaz. Com um software além de mais facilidade para reter os dados fica mais simples realizar cruzamento entre os mesmo chegando a respostas mais precisas.

3 – O software te prepara para o crescimento

Talvez ao iniciar as suas atividades profissionais o MEI não tenha um número significativo de clientes e dados para gerir, porém, conforme o tempo passar essa realidade pode mudar. Adotar o uso de um software de gestão desde o início pode facilitar o seu trabalho mais adiante.

4 – Armazenamento de dados dos clientes

Vivemos na era da informação e dessa forma é minimamente coerente que se tenha pleno conhecimento dos clientes a quem se pretende atender. Os softwares de gestão permitem armazenar e cruzar dados para saber quais são as melhores estratégias para alavancar as vendas e fidelizar o público que já compra. Novamente destaco para que o empreendedor tenha em mente um plano de ação para o atendimento das demandas de uma possível expansão.

5 – Avaliação dos resultados

Mensurar o quanto as estratégias desenvolvidas estão oferecendo retorno é essencial para determinar o que manter e o que substituir. A possibilidade de visualizar os dados armazenados nesse software de maneira mais clara torna mais simples encontrar essas respostas. Sistemas informatizados permitem inclusive estabelecer metas mais claras e alinhadas com a realidade.

6 – Otimização de processos

A tecnologia é uma das principais aliadas de quem deseja ter um gerenciamento enxuto e mais dinâmico. A inserção de dados num sistema informatizado contribui para a melhora dos processos de uma forma geral. Os seus clientes certamente serão impactados pelas melhorias que o software oferece.

Com o entendimento de como cortar custos, por exemplo, é possível reduzir o custo dos seus produtos ou serviços. O gerenciamento informatizado facilita uma série de atividades burocráticas e deixa mais tempo para que os empreendedores se dediquem a tornar seus negócios mais relevantes para os clientes.

7 – Armazenamento de dados

Cadernos de anotações e livros de gestão financeira podem ser perdidos ou rasurados, já os dados digitais são preservados podendo ser armazenados pelo tempo que for necessário. Além do software recomendo que o MEI tenha um sistema de armazenamento em nuvem, assim fica mais simples preservar documentos e informações que serão importantes ao longo dos anos.

8 – Controle de estoque

Para quem trabalha com a comercialização de produtos é fundamental manter o controle rigoroso do estoque. O software de gestão é uma forma de ter acesso a informações sobre os itens que mais saem num determinado momento do ano bem como organizar a entrega dos pedidos dos clientes.

Um dos grandes problemas que podem fazer com que a sua companhia não sejam bem sucedida no mercado é não saber o que tem disponível para entregar aos clientes, quando o negócio crescer e passar a ter um número significativo de interessados pode ficar mais difícil.

Fonte: Marcus Marques