5 CRMs para otimizar sua gestão comercial - Menezes Assessoria Consultoria Contábil e Tributária

5 CRMs para otimizar sua gestão comercial

  • novembro 23, 2020

Você saberia dizer a atual situação da gestão comercial da sua empresa? Em tempos de crise econômica e política, as empresas precisam dar mais atenção aos diversos setores em que atua para manter os lucros sempre em alta.

Normalmente a gestão comercial costuma passar por diversas transformações, mas é importante ficar de olho em cada detalhe para evitar falhas nos fluxos de trabalho e prejuízos financeiros.

Como é possível impulsionar o time da gestão comercial e otimizar suas demandas, em meio à rotina cheia de atividades, afinal?

Atualmente é possível contar com diversas ferramentas tecnológicas, como CRMs, para otimizar a gestão e, ainda, poupar o seu tempo também, evitando possíveis dores de cabeça. Confira as principais 5 CRMs para obter melhores resultados com a gestão comercial do seu negócio!

Por que utilizar ferramentas CRM?

CRM nada mais é do que um software para ajudar você a automatizar estratégias, desenvolvendo um melhor relacionamento com os clientes, economizando tempo e dinheiro, e aumentando os lucros.

Certo, mas o que significa CRM mesmo? CRM – Customer Relationship Management – se traduz em Gestão de Relacionamento com o Cliente

Ou seja, CRM é um sistema que coleta diversas informações, faz o cadastramento de perfis de clientes, favorece a comunicação, monitora dados importantes e acompanha toda a jornada dos leads do seu negócio, indicando preferências e necessidades do seu público.

Quais são as vantagens de investir em um sistema CRM? Confira as principais delas a seguir:

– integração e armazenamento de dados;

– gestão de pedidos e propostas;

– realização de planejamentos mais assertivos;

– interação automatizada;

– diminuição de erros ou falhas;

– monitoramento de informações em tempo real;

– geração de relatórios com métricas;

– soluções mais rápidas e eficientes;

– aumento da facilidade de captar e reter clientes;

– melhorias na produtividade da equipe;

– novas oportunidades de vendas.

Quer saber alguns exemplos de CRM para utilizar no dia a dia da sua empresa e garantir esses benefícios? É só continuar lendo esse post pra descobrir. Vamos lá!

1.Hubspot CRM

 

A Hubspot é uma das empresas mais reconhecidas – ao redor do mundo – no que se refere a Inbound Marketing e oferece um sistema de CRM gratuito. É isso mesmo, um software que pode te ajudar a ter uma rotina muito mais eficaz sem precisar pagar nada.

Por meio dele, você pode acompanhar informações de e-mail onde estiver, em tempo real; separar seus leads de acordo com o estágio da sua jornada de compra; classificar suas vendas; analisar os resultados e o desempenho ao longo dos fluxos de trabalho; garantir um melhor gerenciamento no contato com os clientes em quaisquer mídias; além de ter acesso a informações essenciais sobre os leads do seu negócio.

2.Agendor

 

O Agendor é um CRM do Brasil e é ótimo para pequenos negócios que precisam aumentar suas vendas e melhorar sua gestão comercial.

Com o auxílio desse sistema, você pode organizar as atividades da sua equipe de vendas; acompanhar os resultados; monitorar o progresso de cada lead no funil de vendas e ter uma visão mais ampla do que é preciso ser feito para alcançar as metas. 

Esse CRM oferece 3 meses gratuitos para startups, 6 meses gratuitos para empresas juniores e 12 meses gratuitos para ONGs.

3.Google Contacts

 

Você sabia que o Google oferece uma opção gratuita para você utilizar como CRM?

O Google Contacts – ou Contatos do Google – ajuda você a organizar os contatos comerciais da sua empresa, criar grupos para se comunicar de forma mais fácil e fazer notas sobre eles, tudo com mais eficiência e praticidade, gratuitamente.

O Google Contatos só não é indicado para quem deseja adicionar a equipe nesse processo, ele é uma ferramenta para quem deseja otimizar a gestão de forma autônoma.

4.Pipedrive

Se a sua empresa não tem uma equipe comercial muito extensa, o Pipedrive é a opção perfeita de CRM.

Com uma plataforma simples e personalizável, é possível melhorar a produtividade dos colaboradores, deixar o sistema com a “cara” da sua empresa, tornar os processos mais eficientes e atender às necessidades do time comercial. 

Com a ajuda dele, você pode planejar os próximos passos do seu negócio; entender melhor as oportunidades de venda; interagir facilmente com os clientes e monitorar os estágios do funil de vendas.

5.RD Station CRM

O RD Station é a escolha ideal para quem deseja utilizar uma ferramenta incrível de CRM sem limitar o número de usuários, negócios e contatos.

Com esse sistema, você pode registrar todas as ações de sua empresa de forma automática, aumentar suas vendas, controlar o processo comercial, aumentar a conversão dos leads e monitorar o desempenho da equipe em tempo real. 

Em poucas horas, você e sua equipe comercial conseguem implementar e fazer uso da ferramenta, e sabe o que é melhor? Você já pode começar a usar de forma totalmente gratuita.

E aí, já escolheu qual sistema CRM você vai escolher para sua empresa? Por mais que todos eles pareçam semelhantes, cada um oferece especificidades que fazem bastante diferença a depender das metas e necessidades de seu negócio.

Portanto, é recomendável pesquisar os modelos disponíveis, conversar com especialistas, analisar a situação e as dores de sua empresa e se informar mais sobre o assunto para que, dessa forma, você consiga acertar na escolha para obter mais sucesso com as estratégias de sua empresa, otimizando processos e fidelizando clientes.

Como escolher o sistema CRM ideal para a sua empresa?

Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada nos softwares CRM, você pode fazer os seguintes questionamentos para analisar melhor o cenário da sua empresa:

– qual é o porte da sua organização;

– como está a produtividade e o desempenho da equipe comercial;

– qual é a taxa de conversão de leads atualmentes;

– quantos colaboradores formam a equipe comercial da empresa;

– como está o ciclo de vendas agora, e como ele fica em períodos de crise;

– o que precisa melhorar nos fluxos de venda;

– quais pontos podem obter melhorias ao implementar um sistema CRM nas vendas.

Feito isso, você pode pensar em quais características são necessárias no software CRM escolhido para atender às necessidades de sua empresa, fazendo alguns questionamentos, como:

  • é importante personalizar o sistema com a identidade da empresa?
  • é necessário integrar o sistema com as outras ferramentas do negócio para além do setor comercial?
  • o sistema será responsável pelo armazenamento de todos os dados importantes para a organização?
  • os dados precisam ser atualizados em tempo real, independente da conexão com a internet dos colaboradores?
  • é importante que o sistema apresente bastante segurança contra ameaças virtuais e perda de dados?
  • o sistema deve oferecer relatórios contendo informações fundamentais para ajudar nos planejamentos?

Pronto. Agora você já sabe o que precisa para a sua empresa e, assim, será mais fácil escolher qual é o sistema CRM que se adequa perfeitamente à sua realidade

Esperamos que esse post tenha ajudado você! Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre gestão de negócios, dicas de contabilidade e marketing. Acesse também nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo: Facebook, Linkedin e Instagram.